Livro homenageia 30 nomes que fizeram história no empreendedorismo baiano

Foto Darío G. Neto/ASN Ba. Esta fotografia oficial da Agência Sebrae de Notícias é disponibilizada apenas para uso jornalístico, podendo ser publicada por veículos noticiosos e assessorias de comunicação. Também está disponível para uso pessoal pelo(s) sujeito(s) que aparecem na imagem. A fotografia não pode ser manipulada de qualquer maneira e não pode ser utilizada em materiais publicitários, promocionais, comerciais ou políticos. É obrigatório, como previsto na lei do direito autoral ( n.º 9.610 de 19/02/1998), a divulgação do “nome do autor/ASN Bahia” junto com a própria imagem.

Vitória da Conquista está representada pela biografia do empreendedor Ademar Galvão

Foi lançado na noite de terça-feira (2/8) o livro “Gestões Empresariais Inspiradoras”, que reúne as biografias de 30 empreendedores baianos que fizeram história no estado pelo pioneirismo e capacidade de inovar em seus respectivos setores de atuação. A cerimônia de lançamento foi realizada na sede do Sebrae Bahia, em Salvador, e contou com a presença de alguns dos homenageados na publicação, além de familiares, autores do livro e dirigentes das instituições que estiveram à frente do projeto.

A obra é fruto de uma parceria entre Sebrae, Fecomércio-BA, Federação das Indústrias do Estado da Bahia (Fieb), Sistema Faeb/Senar e Universidade Federal da Bahia (Ufba). Os biografados representam os três principais setores econômicos do estado: comércio e serviços, indústria e agronegócio.

O objetivo, segundo os organizadores, é que as histórias apresentadas possam inspirar novas gerações de líderes empresariais. Além disso, o livro será um documento de pesquisa para estudantes universitários que buscam referências do empreendedorismo baiano.

No setor de comércio de bens e serviços, a publicação traz as histórias de: Ademar Glavão, Edward Wilson, Euvaldo Luz, João Marinho Falcão, José ‘Pepe’ Faro, José Lemos de Santana, Lise Werckerle, Mamede Paes Mendonça, Ramiro de Queiroz e Wilhelm Hermann Klaus Petters

Além do livro físico, o projeto “Gestões Empresariais Inspiradoras” apresenta conteúdos complementares, que podem ser acessados por meio do site gestoesinspiradoras.ufba.br.  (breve disponível). Na página, constam, além de textos, outros tipos de conteúdo, como fotos, vídeos e podcasts, aprofundando ainda mais as histórias contadas no livro.

Todos os presentes na cerimônia de lançamento ressaltaram o caráter inspirador da obra, que, resgatando o passado, busca construir as pontes para o futuro.