Prefeitura flexibiliza protocolos sanitários da pandemia em Vitória da Conquista

Conforme Decreto Municipal 21.438, publicado no Diário Oficial, edição de 31/08, modificado pelo Decreto 21.357 de 01/09, a partir desta quarta-feira (01/09) fica permitido no município de Vitória da Conquista o funcionamento, até 03h00, de bares e restaurantes. Também fica autorizada, até este horário, a realização  de eventos sociais e infantis, com público de 50% (cinquenta por cento) da capacidade do local, limitado a 500 (quinhentas) pessoa, .

A liberação de eventos está condicionada à ocupação de leitos de UTI Covid-19 adulto em índice igual ou inferior a 60% considerando a quantidade existente na data da publicação do decreto.

A execução de música ao vivo, mesmo com bandas, fica permitida, sem a formação de pista de dança. Os eventos sociais poderão ser realizados de segunda-feira a domingo, com exceção de espaços localizados em shopping centers e centros comerciais sem acesso independente. O novo decreto também prevê o funcionamento de cemitérios de forma livre, com o obediência do uso de máscara, que é obrigatório em todos os locais públicos, e álcool em gel.

Os protocolos sanitários estabelecidos, especialmente o distanciamento social adequado e o uso de máscaras, devem ser respeitados nas atividades sociais, físicas, culturais e religiosas.

Ainda ficam mantidas: a proibição do consumo de bebidas alcoólicas em vias, praças e locais públicos; o funcionamento até a meia-noite do transporte coletivo e shoppings centers.

Academias e estabelecimentos voltados para a realização de atividades físicas, cinemas, teatros e o Planetário Professor Everardo Públio de Castro funcionarão obedecendo à limitação de 50% da capacidade do local. Já os atos religiosos litúrgicos poderão ocorrer com o máximo de 70% da capacidade do local.