Institucional

O Sindicato do Comércio Varejista e Atacadista de Vitória da Conquista, fundado em 20 de maio de 1985, pertence ao Sistema Fecomércio constituído pelas entidades: Federação do Comércio do Estado da Bahia, SENAC (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial) e SESC (Serviço Social do Comércio).

A principal finalidade do Sindicato é a representação legal da categoria. Sem a existência do Sindicato é impossível a formalização das Convenções Coletivas de Trabalho, realizadas anualmente, as quais, graças a exaustivas rodadas de negociações, têm sido firmadas de forma a conciliar os interesses de empresários e trabalhadores.

O Sindicato mantém Consultoria Jurídica para orientação dos seus associados. Em convênio com o SENAC, mantém o Centro de Formação Profissional com diversos cursos profissionalizantes que são ministrados a preços reduzidos ou mesmo gratuitamente, por instrutores credenciados.

Durante sua existência, o Sindicato construiu um valioso patrimônio, constituído por sua  sede social, o Centro de Formação Profissional e um Salão de Eventos de alto nível, construídos com recursos próprios e com a colaboração valiosa dos empresários locais.

A construção do Centro de Formação Profissional possibilitou a instalação do SENAC em nossa cidade. Durante sua atuação, desde 1996, já passaram por suas salas de aula e auditório mais de 100.000 alunos que participaram de cursos, oficinas, seminários e palestras. Em agosto de 2012 foi inaugurada a nova unidade educacional do Senac no anexo ao Centro de Formação Profissional, possibilitando a implantação, entre outros, de cursos de gastronomia e massoterapia, além de abrigar uma ampla e moderna biblioteca.

Entre os inúmeros serviços que o Sindicato vem prestando à comunidade empresarial, convém destacar a vitória alcançada na criação da Lei Municipal que liberou o funcionamento do comércio em todos os dias e horários da semana, inclusive aos domingos.

Uma obra que nos dá motivo de orgulho é, sem dúvida, o Centro de Atividades do SESC em Vitória da Conquista, inaugurado em julho de 1996. Este Centro é o mais completo do interior da região nordeste. Mais de 14.000 comerciários e seus familiares estão inscritos gratuitamente na entidade, usufruindo de toda a sua infra-estrutura.

Veja algumas fotos do Sincomércio: