Qual Certificado Digital se adapta às suas necessidades

Existem diferentes tipos de certificado digital e cada um deles tem uma funcionalidade. Se você precisa de um certificado digital para uma determinada situação, saiba qual é o mais indicado para você.

Na área de saúde, o certificado digital pode ser usado por profissionais para prescrever medicação por meio de receitas médicas, solicitar exames e emitir atestados. Além disso, é necessário para assinatura de obrigações como a Declaração de Serviços Médicos e de Saúde (DMED). Nesse caso, o e-CPF e o e-CNPJ são os mais adequados.

Na justiça, o certificado digital é usado para reduzir a burocracia, assinar contratos, documentos e petições e no acesso a portais e serviços da Receita Federal, entre outros usos.

Já na educação, é possível digitalizar todos os processos realizados pelas secretarias acadêmicas como contratação de fornecedores, assinatura dos diplomas e atestados, contrato de estágio, matrícula e gestão de documentos como histórico escolar. Para essa área, recomenda-se os certificados e-CPF e e-CNPJ.

Para uso na Receita Federal e demais exigências do Governo, o e-CPF e o e-CNPJ são as melhores opções. Com um deles, você acessa as plataformas públicas como Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), obtém certidões na Receita Federal do Brasil (RFB), consulta e atualiza os cadastros de contribuinte de pessoa jurídica (PJ), cadastra procurações e acompanha processos tributários.

Por fim, o certificado CT-e é indicado para empresas que precisam emitir e assinar documentos fiscais eletrônicos para transporte de carga. Assim como o certificado digital NF-e, utilizado para emissão de notas fiscais, o CT-e também pode ser emitido para vários funcionários da empresa e exige a presença física do representante legal ou de uma procuração no ato da validação dos documentos.